Blog Diário da Ilha -

Milagres do Maranhão exalta Nossa Senhora dos Milagres com festejos a padroeira. POR LIMA K LIMA

Após um itinerário de várias noites rezando e entoando louvores a Nossa Senhora, a população católica da cidade de Milagres do Maranhão, localizada a 350 km da capital São Luís, concluiu os festejos à padroeira Nossa Senhora dos Milagres, “A Virgem dos Milagres”. A Santa Missa de encerramento aconteceu no fim da tarde desta terça-feira (15) de agosto, Solenidade de encerramento dos atos religiosos esteve sob a responsabilidade do Padre Mardônio Cabral, todas as celebrações contaram com a presença de autoridade municipais além de representações da sede e das comunidades.

Pedra dos Milagres que jorra leite

Em torno do altar da Senhora dos Milagres, os paroquianos agradeceram a Deus pelas graças abundantes derramas nesta terra, inspirados pelo tema: “Virgens dos Milagres ajudai-vos a viver nossa vocação de discípulos missionários.”, o tema foi levado ao pé da letra pelos paroquianos.
Em colaboração à Senhora dos Milagres a Prefeitura de Milagres do Maranhão na atual gestão do prefeito José Augusto Caldas deu grande suporte em vários quesitos aos atos religiosos, o mesmo reformou totalmente a pracinha em homenagem à Santa do Milagres, que ornamentou a igreja e melhorou ainda mais a paisagem urbana da cidade sendo um cartão postal. Vale lembrar que em Milagres do Maranhão tem uma pedra que jorra o leite do alívio e da cura, milagre preseciado por romeiros e visitantes.

Segundo o pároco Mardônio Cabral, a escolha foi uma inspiração divina, diante das vivências da comunidade. “Para escolher o tema de uma festa, a gente pede a inspiração ao Espírito Santo. O tema tem haver também com a localidade, primeiro porque nós moramos numa cidade com o nome “Milagres do Maranhão”, dedicada exclusivamente a Nossa Senhora dos Milagres. Além disso, estamos vivendo um tempo de milagres, porque, apesar dos tempos difíceis, Ela lançou seu manto sobre todos nós”, explicou. “Que possamos continuar firmes na oração, sem desanimar jamais”, disse o pároco Mardônio.

Após a liturgia, eucarística e todos os procedimentos religiosos, a imagem de Nossa Senhora peregrinou pelas principais logradouros da cidade em prossição seguida por fervorosos fiéis. Nas casas milagrenses, singelos altares foram postos, janelas ornadas com velas e flores para acolher a doce mãe que vai ao encontro de todos os seus abençoados filhos, dando espaço à emoção nos olhos de quem a contemplava. Após a caminhada religiosa teve o retorno à Igreja Matriz, com missa campal e bênçãos aos participantes que deram por encerrada a grande peregrinação religiosa a Nossa Senhora dos Milagres.

ENTREVISTAS & DECLARAÇÕES

O padre Mardônio Cabral da Paróquia Nossa Senhora dos Milagres, deu entrevista para o blogdiariodailha.com do blogueiro Lima K Lima durante o festejo de Milagres e falou: “O tema desse ano é “Virgens dos Milagres ajudai-vos a viver nossa vocação de discípulos missionários.” e o lema é ” Alegra-te Cheia de Graça”, que é a saudação do anjo à Nossa Senhora. O público desse ano cresceu bastante, mas graças à Deus temos muitos devotos. Temos uma narrativa dos romeiros que o líquido esbranquiçado “o leite” que saiu da rocha é um milagre, respeitamos essa narrativa que esse ano voltou à aparecer, tudo isso levou pessoas a virem pra cidade para observarem esse fenômeno de perto. Cada ano os testemunhos são mais impressionantes, pessoas que são provas de milagres são o motivo para o acontecimento do festejo”. O padre também falou sobre como a cidade surgiu.
“O surgimento de milagres vem de um pescador, ele estava fazendo uma viagem passando pelas redondezas quando veio uma forte tempestade que surgiu uma fisionomia de uma mulher, ali ele atribuiu que era a Nossa Senhora, apartir daí surgiu a devoção e fé nessa Santa, o nosso povoado tem cerca de 200 anos. Comemoramos essa data especial graças ao apoio da prefeitura e do prefeito José Augusto Caldas que dá suporte em vários quesitos, o mesmo reformou a pracinha que é em homenagem à Santa”, disse o Padre Mardonio Cabral.

Durante o festejo a secretária municipal de educação Aline Caldas, disse que na área da educação o prefeito José Augusto Caldas reformou várias escolas e que no final deste mês de agosto está prevista à entrega da primeira escola Militar de Milagres do Maranhão, inicialmente a escola irá atender do 6° ao 9° ano com os alunos da rede municipal que se interessam por esse método de ensino que será sem processo avaliativo para entrar, o motivo da demora da inauguração é porque esperam a visita do governador Carlos Brandão para inaugurar, caso o mesmo não compareça a escola retornará sendo municipal.
Sobre o festejo de Milagres a secretária comentou que foi um momento muito especial, principalmente para os devotos da Santa. O festejo está cada vez crescendo e dando mais visibilidade para o município transformando Milagres em uma das cidades mais visitadas do Maranhão através dessa tradição religiosa.

Categoria: NOTÍCIAS

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

error: Cópia proibida! Por gentileza entre em contato com o ADMIN do blog